quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lição que se aprende cedo

Ao telefone:
- Filho, fala com a mamãe (quando eu vou parar de falar na terceira pessoa?). Tudo bem com você?
- Oi mamãe! Tudobemcomvocê (apressado)?
- Oi filho, eu tô bem, você brincou muito hoje?
- Mamãe, vamos piculá o Cuco pra colocá ele no relógio da Magalida? Ih! Ele tá voando pra longe de novo!
- O quê, Biel???
- (silêncio)
- Filho, você tá assistindo DVD? Fala com a mamãe só um pouco, não tá na hora de ver DVD.
- (silêncio)
E depois de várias tentativas de conversa telefônica, mãe impaciente, o pequeno só escutando do outro lado:
- Gabriel??? Filhooo, vou falar pro papai parar o DVD.
- Mamãe, você sabia que eu te amo?
(Eu me rendo!)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aniversário é um dia que resume a vida

Inevitável preencher o dia com recordações, felicitações padrão e sorrisos. Tudo neste dia converge para a celebração. Comemorar "um novo ano", e não "mais um ano de vida", significa 365 dias de oportunidade para concretizar idéias, alimentar vínculos, construir bases para sonhos. A lista de desejos e promessas para o "meu ano novo" inclui ler mais, visitar os amigos (os de longe e os de perto) e estar novamente unida à minha família.
Tenho 364 dias antes do próximo ano novo. Será que vou conseguir?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Procurando as fontes das estatísticas

Todo sentido que faz as coisas que queremos, esvai-se no momento em que elas se concretizam. O custo de oportunidade é a matemática básica do dia a dia. Onde está a certeza da necessidade de mudança, o sonho de ter desafios? Permanecem internalizados, mas diariamente poderados à luz da espera, da distância, da saudade. Abdicar e investir para uma vida inteira, mas, se necessário for, desinvestir. Muitos já disseram, "o importante não é estar ao lado, mas do lado de dentro". Repetir em voz alta esse mantra antes das refeições (comer sozinha é altamente depressivo!) e quando entrar em casa depois do trabalho (cadê os brinquedos espalhados na sala?) pode aumentar muito a expectativa de vida durante a semana fora de casa.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A vida em ciclos

Cada sonho, um nó
Na garganta, no peito, na alma
Cada início, só
Sem bandeiras, sem alianças
Solitária esperança no que virá
Cada ida, pó
Fragmentos que preenchem lacunas, vivências
Sensoriais, cognitivas, sociológicas, metafísicas
Micropartículas na fusão da diversidade humana
Sedimento que nivela o piso para os próximos passos
De sonhos, de luta, e em algum momento, de partida.

(Aos colegas da SRE)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nesta data querida

Soneto de fidelidade
(Vinícius de Morais)

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Só nós sabemos quanto há para comemorar
E do futuro esperar...