Indiferença é uma dor que se concentra e se propaga. Concentra no peito, aperta, sufoca; propaga na alma, amarga, entristece. E sendo o contrário de amar, será também oposto de angústia, ansiedade, saudade. A indiferença é um paradoxal sentimento, pois que sente não é o agente, mas o objeto.
Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
sábado, 14 de dezembro de 2013
O ano novo e a pessoa nova
Não dá para a cada Natal, ano novo, aniversário ou Páscoa se tornar uma pessoa nova, esquecer os erro cometidos e começar do zero sua história de vida. A capacidade de decidir ser uma "pessoa nova" nasce exatamente da existência das experiências julgadas negativas. Ninguém é 100% imprestável, que mereça ser "formatado" e "reinstalado"! Nossos erros e acertos, com toda a subjetividade que essas palavras carregam, são elementos do nosso caminho, e todo dia é possível alterar o rumo a seguir. Nossos defeitos e qualidades, igualmente subjetivos, competem pelo espaço do "ser eu", buscando brilho e notoriedade. Assim, diariamente, o balanceamento dessas forças nos molda, e sou feliz pela pessoa que sou hoje aos 30 anos. Melhoria contínua, claro, mas para o ano novo menos promessas. Hoje eu só desejo fazer melhor uso da melhor parte de mim.
sábado, 12 de outubro de 2013
Outro tempo
O tempo endossa a doce lembrança
Traz paz, sufoca a angústia
Renova
O tempo cura
Apura o tempero da vida
E a vida... Quero muito!
Tanto e mais
Sempre
Traz paz, sufoca a angústia
Renova
O tempo cura
Apura o tempero da vida
E a vida... Quero muito!
Tanto e mais
Sempre
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Aniversário é um dia que resume a vida
Inevitável preencher o dia com recordações, felicitações padrão e sorrisos. Tudo neste dia converge para a celebração. Comemorar "um novo ano", e não "mais um ano de vida", significa 365 dias de oportunidade para concretizar idéias, alimentar vínculos, construir bases para sonhos. A lista de desejos e promessas para o "meu ano novo" inclui ler mais, visitar os amigos (os de longe e os de perto) e estar novamente unida à minha família.
Tenho 364 dias antes do próximo ano novo. Será que vou conseguir?
terça-feira, 24 de maio de 2011
Uma herança pra deixar
Não quero que meu epitáfio seja extenso e repleto de desejos não vividos. Manter os olhos em alerta ajuda a captar cada mudança de vento que determine novas estações e assim posso aproveitar o melhor de cada uma delas. Penso, e como penso! Planos, projetos, orçamentos, fazem parte do dia a dia, como escovar os dentes ou arroz com feijão, embora reconheça, relutante, a importância de se entregar esporadicamente ao acaso. E na hora de executar, contar com auxílio/apoio/puxão de orelha é sempre uma ótima opção. Pessoas são componentes essenciais na execução de planos bem sucedidos. E querer perto, querer bem, requer dedicação. Bate papo na cozinha de madrugada, e-mail sem assunto, beijo-lembrete (sempre tem uma recomendação a ser feita) na saída e beijo-saudade na chegada. Momentos consolidam laços, estreitam braços, permitem viabilizar diariamente a felicidade. E ao fim, a lápide sem serventia, mera pedra fria esculpida, nada terá para guardar. Somente os componentes humanos arquivarão os estímulos sensoriais vivenciados e proporcionados através de minha existência.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
11 de setembro x Dias que se seguiram
O que há para celebrar diante da violência institucionalizada?
1 morte amiga + 1 morte inimiga = 2 episódios de violência. Não há compensação nesta relação matemática, as perdas somam-se, e multiplicam a intolerância e o sofrimento.
Vamos celebrar a paz que vem do respeito ao ser humano. Respeito às origens e escolhas. Respeito à vida.
terça-feira, 15 de março de 2011
Pensamentos elevados, por favor
É tempo de reflexão: para alguns a espera da celebração da ressurreição, para outros a lembrança das estripulias carnavalescas. Cada um, a seu modo, estabelece com este tempo um vínculo de pensamento e mudança de hábitos. A passagem dos meses, das datas comemorativas, das estações, sempre trazem a sensação de possibilidade de mudanças. Cada segunda-feira guarda um regime, toda primavera lembra flores para enfeitar a casa, cada feriado a esperança do amor subir a serra. A efetivação dessas ações depende, inicialmente, da força do pensamento. Se você acreditar que consegue, ou que não consegue, em ambos os casos você estará certo, como dizia Henri Ford. Assim, progressivamente, o exercício do autoconhecimento transforma o momento de introspecção em atemporal. Mas enquanto este nível de elevação mental estiver distante, é válido aproveitar esse tempo para revisões biográficas e planejamentos. Só não vale fazer regime e dizer que é jejum.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Tempo, tempo
Se a sorte é só nome
e vida consome
a entrega, relute
a fome, revele
e vá buscar
a hora é essa
Desculpa: a pressa?
Desculpe, apressa.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Ainda aprenderei com você
Se “sal da terra e luz do mundo” somos, que façamos doce tudo ao nosso redor e jamais careça de esperança o caminho.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Amigos entregam o paraquedas
Amigos, colegas, companheiros, conhecidos. Encontramos pela vida pessoas magníficas, parcerias em fatos e fotos, lembranças em um caleidoscópio de sensações. Boas relações oferecem segurança, entregam o paraquedas para você não despencar, compõem memórias guardadas terna e eternamente. Contudo, inexplicavelmente, as pessoas por quem menos se tem afinidade ou simpatia são as que deixam as recordações mais latentes. Pessoas que sem cerimônia ou delicadeza gramatical te empurram no precipício, puxam seu tapete, furam seu olho. O sentimento instintivo de autodefesa faz corpo e mente reagirem à contrariedade. Pupilas dilatadas, pulsação acelerada, resposta na ponta da língua. Ou das mãos e pés. Passada a explosão (ou para muitos implosão) de instinto, a reflexão sobre a crítica recebida vale como aprendizado. É possível montar um questionário inteiro de autoavaliação, com as respostas, e algumas vão direcionar as ações por muitos anos (mesmo que jamais admita que o “inimigo” estava certo). Assim, certa vez aprendi que para perfurar uma folha bem no centro basta dobrá-la ao meio, e que isso é puramente estético mas demonstra zelo pelo trabalho. Então você vai ter que conviver com a lembrança da pessoa que acreditava estar livre quando mudou de emprego.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Quanto vale o Natal?
Desejos tem preço
Rotina tem pressa
Esperança? Promessa
Famílias... Quanto custa?
A sorte incerta, casa de luta
O riso certeiro, mesa farta
Contraste
Dor e festa
Onde é dor? Onde é festa?
O preço, a pressa, a promessa.
Famílias! Quanto custa sorrir?
Filhos sem pais, um sentir vazio
Quanto custa... amar?
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Eu não ganhei flores
Felicidade pode ser escrita, descrita? É possível viver mais do que a vida parece oferecer? Cada pedaço de nós é realidade viva. Os planos traçados, a rotina estabelecida, a vontade de alimentar. Cada pensamento é realidade em construção. Os sonhos não sonhados, a emoção não vivida, a posição diante dos fatos. Viver... Incessante busca pelo equilíbrio na dualidade. Corpo-mente, saber-sonhar, decidir-esperar. O debate sobre o copo metade cheio ou metade vazio. Prefiro metade cheio, quase sempre. Acontecimentos provocam sensações, e a forma de materializá-las pode ser puramente existencialista. Construir-se, como Sartre. Ou transcender a essa lógica, compreender e aceitar o determinismo. Há jardins sob todas as janelas. Contemple-os. Hoje, eu não ganhei flores. Mas escolhi me lembrar do perfume delas.
Assinar:
Postagens (Atom)

