Mostrando postagens com marcador Profissão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Profissão. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sonha Alice!

Cada começo de etapa de aprendizagem traz uma dose alta de expectativas e planos. O sistema profissional que desejo pertencer estimula essa aprendizagem. Ele impõe restrições e assim oferece desafios, cria normas mas não descarta o diálogo. O sucesso perene neste ambiente é composto de trajetória, envolvimento e sonhos. Passado, presente e futuro. Trajetória de dedicação e foco. Envolvimento nos desafios, sentir-se parte, agente de transformação. Sonhos, objetivos, metas. E se o conflito entre objetivos organizacionais e pessoais é inevitável em qualquer ambiente, que busquemos sempre um clima favorável à construção de relacionamentos profissionais duráveis. Ao final de tudo, o sucesso vai ser referendado pela qualidade da imagem que cada um foi capaz de comunicar.

Sobre desejo e desafio

As expectativas de melhoria do desempenho escolar renovadas a cada novo ano esbarram nas dispersões de ideais e projetos (de educadores e educandos). A base conceitual oferecida por uma instituição de ensino não é a mesma para todos. Sempre há aqueles dispostos a extraírem mais conhecimentos das fontes humanas e materiais disponíveis. Os instrumentos de avaliação ou acompanhamento de aprendizagem não tornam os critérios equitativos. Sempre há aqueles que burlam o sistema (com colas) ou estão à margem dele (superior ou inferiormente). O padrão de comportamento de estudo adotado pelo indivíduo acompanha a imposição cultural e social a que ele está sujeito. Educação inicia e completa em casa. Exceções podem ocorrer, onde ambientes hostis formem estudantes dedicados, contudo, é mais produtivo criar um ambiente favorável à construção de conhecimento como parte do cotidiano (familiar, escolar, social). E construção de conhecimento decorre do exercício diário de pensar a realidade, correlacionar acontecimentos e possuir uma base conceitual aprimorada. Exercitar a empatia, desenvolver aptidões, vivenciar os cinco sentidos, abandonar-se ao ócio... O processo de aprendizagem compõe-se de todas as experiências vividas, e querer viver com intensidade é uma excelente forma de aprender. Assim também no ambiente organizacional.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Monólogo workaholic


Cinco horas. Mês de Dezembro. Véspera da véspera de Natal. Véspera de férias. Já? Passou tão rápido! Será que deu tempo de fazer tudo? Melhor revisar a agenda.... O ano termina hoje (no trabalho) e eu nem comprei agenda nova. Faço assim: anoto tudo nas últimas páginas do ano e passo a limpo quando voltar. Ah! O backup. Se esse micro der algum problema na minha ausência, estou perdida. Nem lembro quando fiz o último backup... Pronto. E a foto? Vou levar. Essa cabe direitinho na carteira, e não dá pra arriscar sumir a primeira foto três por quatro do filhote. Tenho que trazer uma foto nova pra este porta-retrato. Ele já tem dois anos e ainda conservo a foto do aniversário do 1º aniversário... Vixe! A hora passou voando. Hora de passar a limpo o recado pro colega. Vou deixar pregado aqui no gabinete do micro dele. Humm... acho que não vai dar pra ver direito. Aqui sobre a mesa fica mais visível. E seguro, também. Esta fita adesiva vencida não está muito confiável... Tudo pronto. Nem são tantos dias ausente... pra quê essa arrumação toda? Precisarei de um calendário novo. E não posso esquecer da agenda. Vou comprar hoje logo porque já tô precisando da minha agenda pessoal nova. Mas, hoje é véspera da véspera de Natal, as papelarias devem estar lotadas. Quero paz pra escolher minhas agendas, afinal passamos o ano todo juntas. Semana que vem faço isso. Daqui a poucos minutos começam minhas férias, com uma ajudinha do recesso Natalino. Será que o recado vai atrapalhar a limpeza da mesa? E se ele molhar e manchar? Bem, é o melhor lugar pra deixar, então fica aí mesmo. Na segunda passo aqui pra reforçar as informações. aproveito e trago o filhote pra conhecer o trabalho da mamãe...