Hoje vou te falar de expectativas. Que adianta ocultar sonhos, que ao se realizarem parecem obras de um acaso imaterial, sem sangue ou suor. Realizações são frutos que nascem do regar da muda, da incidência suave e contínua dos raios de sol, da passagem do tempo. Algum tempo há para cada cultivo, meu filho. O caminho que hoje trilho foi um dia sonhado, planejado e por fim iniciado. Poder percorrê-lo já é uma conquista, que mistura nosso suor e nossas lágrimas para formar um presente de ótimos momentos e maiores perspectivas. Meus sonhos profissionais só são possíveis pela convergência de nossos sonhos enquanto família. E o preço de sua realização é perfeitamente palpável, inegavelmente mensurável nos olhos de despedida.
domingo, 9 de outubro de 2011
La pregunta?
A chegada de um bebê monopoliza conversas de família, e aguça a curiosidade das crianças. Supostamente concentrado em seu mais novo filme favorito, Biel surpreende a família reunida na sala:
- Mamãe, como Ana Júlia vai sair da barriga de tia Lê?
As tentativas de explicações dos presentes, solidários à mãe, culminaram em algo parecido com uma porta que se abre na barriga da tia.
- E porque não é agora? Insiste ele, expressão de incredulidade.
- A bebê está dormindo, e quando ela acordar vai bater na portinha. – complementam pateticamente, enquanto o inquisidor já está novamente atento ao filme, para alívio geral.
Não importa o quanto me prepare para acompanhar as transformações do meu filho. Ele sempre estará à frente de qualquer tentativa de prospecção.
- Mamãe, como Ana Júlia vai sair da barriga de tia Lê?
As tentativas de explicações dos presentes, solidários à mãe, culminaram em algo parecido com uma porta que se abre na barriga da tia.
- E porque não é agora? Insiste ele, expressão de incredulidade.
- A bebê está dormindo, e quando ela acordar vai bater na portinha. – complementam pateticamente, enquanto o inquisidor já está novamente atento ao filme, para alívio geral.
Não importa o quanto me prepare para acompanhar as transformações do meu filho. Ele sempre estará à frente de qualquer tentativa de prospecção.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
De ontem em diante
Esperou longas horas pelo costumeiro reencontro no meio da semana. Acordou cedo, trabalhou em jejum, esqueceu, lembrou e ainda nem era hora do almoço. Ligou, a passos largos na rua de pedras, com uma desculpa qualquer, só para ouvir e acalentar a saudade/ansiedade. Fez recomendações ao telefone e relembrou as encomendas enquanto escolhia um fresco pé de alface e projetava repetir o cardápio do jantar (queria partilhar a "leve" galinhada com pequi degustada sozinha na noite anterior). Calor, agência cheia, telefonemas, papéis... e a tarde serena. Fim do dia, jornada ao pé do fogão, marido preenchendo a casa, conversa de filho atrás do balcão (cresceu tanto em dois dias!). A quarta feira é essencial para valer a pena. A elaboração do cardápio da próxima semana já começou.
domingo, 14 de agosto de 2011
Pai
A virtude de amar te faz forte
Não os braços.
A sabedoria das palavras te faz grande
Não o grito.
O brilho nos olhos te faz único
Não as posses.
Em cada passo, um olhar
Em cada gesto, imitar
O ídolo forte, grande, único
Que todo filho deseja ter.
Não os braços.
A sabedoria das palavras te faz grande
Não o grito.
O brilho nos olhos te faz único
Não as posses.
Em cada passo, um olhar
Em cada gesto, imitar
O ídolo forte, grande, único
Que todo filho deseja ter.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Lição que se aprende cedo
Ao telefone:
- Filho, fala com a mamãe (quando eu vou parar de falar na terceira pessoa?). Tudo bem com você?
- Oi mamãe! Tudobemcomvocê (apressado)?
- Oi filho, eu tô bem, você brincou muito hoje?
- Mamãe, vamos piculá o Cuco pra colocá ele no relógio da Magalida? Ih! Ele tá voando pra longe de novo!
- O quê, Biel???
- (silêncio)
- Filho, você tá assistindo DVD? Fala com a mamãe só um pouco, não tá na hora de ver DVD.
- (silêncio)
E depois de várias tentativas de conversa telefônica, mãe impaciente, o pequeno só escutando do outro lado:
- Gabriel??? Filhooo, vou falar pro papai parar o DVD.
- Mamãe, você sabia que eu te amo?
(Eu me rendo!)
Assinar:
Postagens (Atom)