A leitura de mídias diversas traz uma visão holística de fatos e opiniões, que, imperceptivelmente, contribui para uma formação pessoal de predisposição à ponderação. Contraditoriamente, essa afirmação parece reducionista a ponto de atribuir a apenas um fator a capacidade de ponderação dos indivíduos, mas não se trata de determinar uma fórmula. É notório que o exercício de percepção da pluralidade de pontos de vista quando iniciado desde a infância através da leitura estimula o pensar antes de agir. Fábulas, contos, poesias e parlendas trazem explícitas ou não mensagens de reflexão em linguagem adequada aos pequenos. Quanto mais cedo for iniciado o acesso aos diversos tipos de textos e autores maior a amplitude de cenários experimentados pelo indivíduo, quando poderá escolher as preferências sem esquecer que há outras formas de manifestação na linguagem escrita. Assim, o amadurecimento cognitivo irá ao encontro também das novas tecnologias, mas sempre favoravelmente à experimentação anterior à predileção. Uma criança de dois anos já pede a história favorita (que muda frequentemente), mas nunca recusa um livro novo.